Saúde

Você sabia que existem cerca de 1,2 milhão de cegos no Brasil?

No dia 10 de julho, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Ocular, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser evitáveis ou tratáveis se as pessoas recebessem atendimento correto no tempo adequado. Já no Brasil, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1,2 milhão de cegos.

É sempre bom ressaltar que 70% da nossa relação com o mundo se dá através do sentido da visão. Portanto, não enxergar bem, inevitavelmente, leva a uma vida incapacitante, acarretando em consequências sociais, psicológicas e econômicas ao indivíduo.

A partir dos 40 anos de idade, a visão começa a dar sinais de mudança: é a chamada vista cansada (presbiopia), que não é uma doença, mas um fator normal, decorrente do envelhecimento. A chamada vista cansada, uma alteração que acontece no cristalino, impede a pessoa de enxergar bem de perto.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta para três dos mais graves problemas visuais, que podem levar à cegueira a partir dos 60 anos: a Catarata, o Glaucoma e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI).

Principais sintomas das doenças oculares

- Visão embaçada

- Tremor nos olhos

- Dificuldades de se adaptar à luz

- Olhos vermelhos

- Olhos lacrimejando

Alguns desses sintomas nem sempre estão relacionados a problemas sérios de visão, mas se sentir qualquer desconforto é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

8 hábitos principais para prevenir doenças na visão

- Cuidado com o sol: usar óculos de sol reduz a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.

- Cuidado com a exposição excessiva às telas de TV, computador e smartphone: ficar muito tempo em frente às telas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono.

- Evite coçar os olhos: pode causar irritações, lesões oculares ou até problema na córnea. Em clima seco, hidrate os olhos com colírios lubrificantes.

- Cuidado com o uso excessivo de colírios: automedicação deve ser evitada. Corticoides são particularmente preocupantes pelo risco de induzirem ao glaucoma e à catarata.

- Durma no mínimo 8 horas por dia: dormir pouco pode causar irritação nos olhos e cansaço visual.

- Tenha uma alimentação balanceada: uma alimentação rica e diversificada, incluindo vegetais verdes escuros e legumes, peixes e sementes, fornece vitaminas benéficas para o funcionamento da retina.

- Procure ajuda médica caso perceba anormalidade na visão: o diagnóstico precoce evita complicações. Realize consultas regulares para avaliar a qualidade da visão e atualizar o grau dos óculos, se necessário.

- Cuidado com produtos muito próximos aos olhos: produtos químicos, maquiagens e tinturas podem causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras. Sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir.