Origem do sistema Unimed
A Unimed é uma Cooperativa criada com o objetivo de proporcionar uma alternativa de assistência médica digna para a população brasileira, além de criar um sistema de trabalho que valoriza o empenho dos profissionais e é voltada exclusivamente para a satisfação dos clientes. Com esse objetivo, foi adotado o sistema cooperativista.
Em dezembro de 1967, em Santos (SP), nasceu a primeira Unimed. E com ela surgia o Cooperativismo de Trabalho Médico, modalidade inédita no Brasil e no mundo. À época, em plena ditadura militar, a atitude daqueles 30 médicos pioneiros foi ousada e corajosa, já que evidenciava os problemas do sistema de saúde pública (INPS) e fazia frente às empresas de medicina de grupo, que trabalhavam pelo lucro, não pela saúde.
Utilizando um modelo de administração em que os próprios médicos gerenciam os serviços prestados, sem intermediários, a população percebeu as vantagens e a qualidade do atendimento, passando a legitimar a Unimed e dando condições para que o sistema se desenvolvesse em outras cidades.
Em poucos meses, diversas Unimeds foram inauguradas e, 10 anos depois da primeira cooperativa, já existiam 60 em todo o país. Surgem também as Federações e Confederações, para padronização dos procedimentos operacionais e estímulo de troca de experiências entre as Unimeds.
Atualmente, a Unimed é a maior operadora de saúde da América Latina, presente em todo o território nacional, dividindo suas operações entre a Aliança Cooperativista Nacional Unimed e a Unimed do Brasil.
Números do sistema Unimed
351 Cooperativas Unimed
114.000 Médicos Cooperados
20 Milhões de Beneficiários
2.828 Hospitais Credenciados
95.000 Empregos Diretos
Valor da Marca Unimed: R$ 2.817 Bilhões
Top of Mind pelo 23º Ano consecutivo
Fonte: Unimed Andradina e Portal Unimeds.